Ter uma casa ajustada às suas necessidades é o sonho de qualquer pessoa. Mas nem sempre é fácil de concretizar. Seja pelo tempo e dinheiro que é necessário investir, como pela dificuldade em encontrar o estilo e as peças certas para cada espaço. Daí, a solução chave na mão ser cada vez mais aplicada.

Esta modalidade é a opção mais simples e completa de projetos de design e decoração de interiores. Além de oferecer diversas vantagens, reduz também as suas preocupações, sem negligenciar os seus gostos.

Mas será que sabe qual é o significado de chave na mão? É o que lhe iremos explicar neste artigo. Ficará a conhecer não só a definição, mas também as etapas e as principais vantagens de um projeto chave na mão.

Qual o significado de chave na mão?

Os profissionais de interiores vestem casas. São responsáveis por criar a sua casa à sua medida e a chave na mão é a forma mais fácil de concretizar.

O conceito refere-se a um serviço completo que integra a idealização, elaboração e realização de um projeto de design de interiores. Ou seja, esta solução agrega todos os processos desde o estudo do imóvel, projeto em 2D e 3D, estudo de iluminação, consultoria de design de interiores, execução e coordenação dos trabalhos.

Desta forma, não terá de se preocupar com a mão de obra ou com a gestão dos profissionais, uma vez que a solução inclui o acompanhamento da obra, planos técnicos, aconselhamento de materiais, etc.

Assim, poderá ter um imóvel com um design à medida das suas necessidades e gostos, com fabrico e entrega também à sua medida, sem ter de se preocupar com a gestão da logística e orçamento.

Quais são as etapas de um projeto chave na mão?

Depois de entender que a solução chave na mão engloba o processo de início ao fim de design de interiores, importa conhecer quais são as etapas da concretização deste tipo de projeto.

Briefing e planeamento

Na fase inicial é realizado um estudo e planeamento coerente do interior do espaço. São levantadas as necessidades, desejos e estilo de vida do cliente, assim como é feito um estudo da otimização do espaço em função das necessidades existentes.

Processo de design de interiores

Depois de reunir as informações e de realizar o layout em 2D, a equipa de designers começa a idealização do projeto. É fornecido um plano 2D da disposição da planta do imóvel e é realizada a adaptação do projeto segundo as necessidades e gostos do cliente. Todo o design é feito à medida de cada cliente por profissionais da área.

Para isso, é desenvolvido um modelo em 3D da planta e de todo o mobiliário e decoração da habitação, tendo em conta o aconselhamento dos designers na seleção das cores e dos materiais a utilizar no espaço.

No final, são então desenvolvidas as imagens fotorrealistas do projeto, o caderno de encargos da intervenção e o plano de iluminação.

Execução do projeto

Após a validação do cliente, é tempo de dar vida ao projeto. Os cadernos de encargos são aplicados e a produção do mobiliário é iniciada.

Para a execução do projeto, a equipa de designers de interiores é responsável por selecionar os melhores fornecedores e profissionais das áreas de construção e de decoração e guiá-los durante a execução do processo. Os designers acompanham toda a obra, seguem os planos técnicos e orientam os profissionais subcontratados de forma a que o projeto criado por eles seja fielmente implementado.

No final, o resultado é completamente ajustado a cada cliente: design, fabrico e entrega à medida.

Quais são as vantagens do projeto chave na mão?

Como viu, os benefícios da solução chave na mão são diversos. Conheça, em detalhe, algumas destas vantagens:

- livre de questões de logística: os profissionais de interiores tratam do design, seleção de materiais e profissionais, e produção de mobiliário e peças de iluminação;

- poupança de tempo: o cliente não tem qualquer encargo, apenas tem de partilhar as informações no briefing inicial e avaliar o projeto apresentado;

- preço competitivo: o custo final já inclui todas as áreas de trabalho, o que também permite evitar possíveis erros de compra de peças de mobiliário e decoração;

- cumprimento de prazos: a equipa de designers ao guiar os profissionais garante que o prazo definido previamente no início do projeto seja cumprido;

- centralização das responsabilidades numa única entidade: como os profissionais de interiores são os responsáveis por selecionar os melhores fornecedores e profissionais especializados, o cliente tem maior facilidade em acompanhar continuamente todas as fases do projeto.

Em suma, um projeto de design de interiores chave na mão é uma mais valia para quem procura ter uma casa ajustada às suas necessidades e pensada até ao ínfimo pormenor, sem qualquer preocupação.

PTENFR
PTENFR
PTENFR