Imagine um ambiente que apenas ao olhar já parece aconchegante e confortável. Esse é o segredo da decoração Escandinava.

Uma decoração que é simultaneamente contemporânea e tradicional, minimalista e sofisticada. E é nesta dualidade que se encontra a essência do estilo Escandinavo. Uma tendência cada vez mais aplicada por designers e decoradores em todo o mundo para criar ambientes harmoniosos e inspiradores.

Se gostaria de saber mais sobre este estilo Nórdico, nós preparamos um artigo com a sua origem e principais características.

O que é a decoração Escandinava?

Como o próprio nome indica, este estilo possui origem Nórdica, uma região habitualmente marcada pelo clima frio e escuro. Foi com referência nesta paisagem que a decoração Escandinava procurou criar o contrário.

Em oposição ao inverno rigoroso e pouco luminoso, o estilo Escandinavo prefere as cores neutras e ambientes amplos com excelente iluminação natural. Ou seja, procura integrar a Natureza em casa e trazer calor e contraste para dentro dos espaços.

Paralelamente aos tons neutros, que transmitem simplicidade e conforto, a tendência Escandinava segue também a corrente minimalismo. O estilo traduz-se, então, numa decoração clean e funcional, com linhas sóbrias, formas simples e acabamentos de alta qualidade.

Para quebrar a predominância do branco nas paredes e móveis, a composição dos ambientes Escandinavos é criada a partir da combinação de elementos rústicos e contemporâneos. Por exemplo, a madeira presente em sofás, mesas ou poltronas, combinada com tapetes com tecidos naturais, plantas penduradas e luminárias modernas.

Em suma, o estilo Escandinavo baseia-se no conceito minimalista, caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, paleta de cores neutras e luz natural. Mas paralelamente complementa a simplicidade com elementos clássicos e elegantes, como a madeira, e peças decorativas sombrias para criar casas modernas e aconchegantes.

Quais são as principais características da decoração Escandinava?

Cores claras e neutras

As cores são o ponto chave deste estilo. A paleta monocromática - branco, tons de cinza e preto - é a assinatura da decoração Escandinava.

Por ser uma tendência originária de países que possuem poucas horas de sol, os tons claros nos móveis e paredes servem como difusores de luz nos ambientes.

Iluminação natural

Com uma média de sete horas de luz solar por dia, durante o inverno, ter uma boa iluminação é tão importante como a seleção das cores.

Por isso, segundo o estilo Escandinavo, os imóveis devem ter janelas grandes e arredondadas, que permitam um melhor aproveitamento da luz natural. Para além disso, os cantos escuros devem ser evitados, de forma a criar uma atmosfera aconchegante.

Minimalismo

Outra característica basilar da decoração Escandinava é o minimalismo. Este estilo Nórdico dispensa excessos. O objetivo é criar espaços modernos, confortáveis, bem aproveitados e livres para a circulação das pessoas.

Assim, as linhas de acabamentos são retas, os móveis são funcionais e geométricos e as peças de decoração compactas e sóbrias.

Simplicidade

Derivado do minimalismo, a proposta decorativa do estilo Escandinavo é simples. Mas não confunda com vulgar. Até porque as peças de decoração são preferencialmente elementos rústicos e naturais com qualidade.

Por isso, é comum observarmos como decoração quadros, livros, cerâmica e vidros e até mobiliário vintage.

Elementos naturais na decoração

Para integrar a Natureza em casa, é necessário adicionar peças naturais na decoração.

Assim, é comum encontrar plantas silvestres ou folhas secas e tecidos naturais, como o algodão, o linho, a lã ou as peles em estufados ou tapeçarias.

A madeira está também muito presente no estilo Escandinavo, seja em móveis, revestimentos ou peças decorativas. Para pisos e móveis, dê preferência a madeira clara, como pinho, acre ou carvalho.

Espaços livres de tecnologia

A decoração Escandinava procura criar ambientes acolhedores, relaxantes e intimistas, e para tal a tecnologia não pode entrar nestes espaços. É por este motivo que a televisão é um elemento pouco utilizado nas casas que seguem esta tendência.

Resumo

Na sua essência, o estilo Escandinavo procura melhorar a vida diária dos moradores. Para isso, procura criar ambientes confortáveis, funcionais e bonitos, desprovidos de excessos e ousadia, combinando, assim, de forma elegante elementos clássicos e modernos.

Na prática, a decoração Escandinava traduz-se nos seguintes princípios:

  • Utilizar cores neutras;
  • Valorizar a iluminação natural;
  • Aplicar o conceito de minimalismo, com linhas retas e mobiliário funcional;
  • Privilegiar a decoração simples e natural, com recurso a plantas, madeiras, tecidos naturais e cerâmica;
  • Desprover o espaço de tecnologia e ruído.

Este é, sem dúvida, um estilo elegante e bonito, que tem conquistado cada vez mais admiradores. Por isso, esperamos que as nossas dicas a tenham ajudado a saber mais sobre esta tendência, e se gostaria de implementar esta decoração na sua casa, fale connosco e nós ajudamos.

PTENFR
PTENFR
PTENFR