A palavra decoração é muitas vezes indicada para referir o trabalho de design de interiores e até de arquitetura. Embora sejam áreas que muitas vezes trabalham interligadas, estas vertentes são bastante distintas. Cada profissional tem as suas próprias especificações.

Para ajudar a distinguir cada uma das áreas. preparamos um artigo, no qual explicamos o que faz um designer de interiores e um decorador, assim como as principais diferenças entre estas duas áreas.

O que é design de interiores?

O design de interiores relaciona o ambiente interior com a funcionalidade do quotidiano. Ou seja, cria e desenvolve espaços considerando a vertente estética e o conforto da utilização.

Por outras palavras, um designer de interiores capta as necessidades dos clientes e concretiza-as através de projetos, que seguem normas técnicas de ergonomia, acústica,  térmica e luminosa.

Para criar estes espaços funcionais, o profissional deve aproveitar as características arquitetónicas do edifício, reformulando o espaço já existente. Com design de interiores a tipologia do imóvel não é alterada nem ampliada. Contudo, o designer pode auxiliar o arquiteto durante o desenvolvimento do projeto, garantindo maior qualidade à obra.

Depois de perceber o que é o design de interiores, importa ainda conhecer as funções de um profissional desta área.

O que faz um designer de interiores?

Resumidamente, um designer de interiores é responsável por:

- realizar um estudo preliminar que inclui as necessidades e gostos do cliente, assim como as características do imóvel;

- desenvolver projeto 3D do interior, que inclui a criação de imagens fotorrealistas do projeto com detalhes de iluminação, têxteis, mobiliário e peças decorativas;

- desenhar mobiliário exclusivo;

- orçamentar o projeto, nomeadamente decoração e mobiliário;

- e, caso entregue um projeto chave na mão, o designer tem ainda de contratar mão de obra especializada para a realização das obras.

Nos projetos corporativos, os designers de interiores podem também elaborar plantas de layout. Isto é, distribuir a divisão dos espaços de acordo com as necessidades de cada cliente, para garantir o melhor posicionamento de ambientes, como salas de reunião, copa e escritórios.

O que é a decoração?

Enquanto o design de interiores procura criar espaços funcionais e agradáveis, a decoração foca-se na vertente estética. O objetivo é enriquecer os espaços com a criação de uma composição visual harmoniosa, a fim de suprimir as necessidades do cliente.

Portanto, a sua função prende-se essencialmente em realizar estudo de cores para o ambiente e escolher materiais, revestimentos, acabamentos, mobiliário, peças decorativas, plantas, etc. Ou seja, é responsável por toda a produção estética, sem alterar a disposição ou tipologia do ambiente.

Paralelamente, o decorador de interiores é ainda responsável por gerir o processo de decoração, como o orçamento, as compras e a concretização do projeto.

Por norma, a decoração é um trabalho a ser elaborado no final de um projeto ou em espaços já construídos, que não necessitam de remodelações estruturais.

Quais as diferenças entre design de interiores e decoração?

As duas áreas são facilmente confundidas porque ambas atuam exclusivamente no interior. Contudo, as semelhanças entre design e decoração de interiores terminam aqui.

O design tem uma abrangência maior, focando-se não só na estética, mas também na funcionalidade, conforto e segurança dos ambientes. O decorador, por sua vez, tem atribuições mais restritas, na medida em que não pode interferir no ambiente nem no detalhe do mobiliário. Estas são tarefas reservadas aos designers.

Assim, em suma, o design de interiores pode ser entendido como uma área voltada para o planeamento de ambientes, com o objetivo de criar espaços harmoniosos que solucionam as necessidades do cliente, sem deixar de lado os padrões estéticos e funcionais.

Se ainda tiver dúvidas sobre o trabalho de design de interiores, veja os projetos desenvolvidos pela Angelourenzzo e conheça em detalhe o nosso trabalho.

PTENFR
PTENFR
PTENFR