Novo ano, novo visual para a sua casa. E nada melhor do que inspirar-se nas tendências de design de interiores para 2023 para conseguir um espaço atual e trendy.

Por isso, fique a conhecer, neste artigo, as tendências de decoração que poderão ajudar a transformar a sua casa neste novo ano.

As principais tendências de decoração para 2023

Conforto em todos os detalhes

Conforto é a palavra de ordem para 2023. Este é o reflexo do pós-pandemia, no qual criamos o hábito de passar muito mais tempo dentro de casa. Por isso, a tendência de um lar confortável, seguro e acolhedor, para trabalhar ou receber amigos, veio para ficar.

A pensar nisso, aposte em pequenos detalhes que proporcionem esse conforto, como, por exemplo, almofadas grandes, plantas ou tapetes agradáveis ao toque.

Funcionalidade

Se a pandemia incitou a procura por um lar acolhedor e confortável, também evidenciou que a funcionalidade é essencial com o remote work. E a partir daí, a busca pelo conforto aliado à funcionalidade tornou-se numa das tendências atuais do design de interiores.

Tendência que pode ser conseguida através de mobiliário modular, elegante e simples, como secretárias e estantes. Paralelamente, tenha sempre o cuidado de tirar o máximo partido de cada espaço, evitando mobiliário e elementos demasiado pesados e volumosos.

Cores neutras

Se a procura por um lar confortável é a principal tendência de 2023, então as cores em alta para este ano devem proporcionar essa mesma sensação de aconchego. Assim, as cores neutras e naturais, como as variações de branco, o bege e cinza, devem ser as preferidas para 2023.

A esta paleta podem ser adicionados alguns tons quentes mais suaves e acolhedores para compor a sensação de relaxamento e bem estar.

Iluminação natural

Para além de cores neutras, também a iluminação natural ajuda a criar a sensação de conforto que predomina em 2023.

Por isso, aposte em portas e janelas amplas. Se tiver oportunidade, invista em clarabóias ou espaços integrados com varanda, para que a iluminação entre melhor para dentro do seu lar.

Para aproveitar corretamente a iluminação, utilize cortinas mais leves e finas e posicione estrategicamente os espelhos.

Madeira nobre

Além do conforto, a sustentabilidade é também outra tendência para 2023. Nesse sentido, as madeiras selecionadas para o mobiliário devem ser preferencialmente uma versão sustentável.

Além dos móveis, pode também optar por uma combinação de tons quentes e ricos de madeira para pisos e painéis, com o objetivo de criar um visual acolhedor e sofisticado.

Decoração com pedras

As pedras são também elementos que estão entre as tendências de decoração em 2023.

Como são versáteis, as pedras encaixam em qualquer estilo de decoração, seja rústico, industrial ou luxuoso. Por isso, podem ser utilizadas não só na decoração de jardim, mas também como revestimento de paredes ou de piso.

Mix de texturas

As texturas estão em alta para a decoração deste ano, abrangendo o mobiliário e peças de decoração. O objetivo é transmitir demonstrar diferentes sensações associadas ao conforto.

Para isso, pode combinar essas texturas nas cortinas, tapetes, almofadas, estofados de poltronas ou cadeiras, entre outras.

Cores quentes

Embora o conforto e as cores neutras sejam dominantes em 2023, o tom vermelho foi indicado como tendência na moda e na decoração. A Pantone elegeu até a Viva Magenta como a cor do ano, pela sua vivacidade, audácia e inclusão.

Além disso, os tons alaranjados e terrosos continuam em alta. Esta paleta de cores quentes suaves permite criar ambientes intimistas, acolhedores e com uma atmosfera positiva.

Mobília exclusiva

Mobiliário com qualidade dificilmente sai de moda. Principalmente quando esse mobiliário foi desenhado e produzido à medida da sua casa.

Apostar em peças de mobília ou decoração exclusivas e arrojadas é uma mais valia para o seu espaço. Não só valorizam o ambiente, conferindo um toque de autenticidade e luxo, mas também enriquecem o seu lar, uma vez que são elementos intemporais.

Agora que ficou a conhecer as novas tendências de design de interiores para este ano, pode inspirar-se para (re)decorar a sua casa. O mais importante é optar por elementos que se harmonizem com o estilo do seu lar e que vão trazer conforto para a sua rotina, de modo a que a sua casa fique ainda mais bonita, funcional e acolhedora.

Se necessitar de ajuda para dar uma nova vida ao seu espaço, nós estamos disponíveis para ajudar.

PTENFR
PTENFR
PTENFR